sábado, 15 de agosto de 2009

PROJETO FOLCLORE




DADOS DO RESPONSÁVEL PELO PROJETO
NÍVEL DE COORDENAÇÃO:

Cássia Regina Dias de Souza
NÍVEL DE EXECUÇÃO: Professores da E.M. Hilka Peçanha
TURMAS ENVOLVIDAS:
Educação Infanti Ensino Fundamental
1.DADOS DO PROJETO 1.1.TÍTULO DO PROJETO:
Você sabe o que é folclore?
1.2. OBJETIVOS DO PROJETO: GERAL:
Despertar e estimular o prazer pela cultura popular, valorizando as manifestações folclóricas , valorizando a diversidade cultural das várias regiões do Brasil.
ESPECÍFICO:
Estimular as brincadeiras lúdicas com as crianças.
 Ampliar a linguagem oral.

 Favorecer a construção da escrita
 Desenvolver o gosto pela música, pela dança e por ouvir histórias.

 Promover o interesse por manifestações artísticas.
 Desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio.

 Estimular o raciocínio

 Desenvolver o interesse pela pronuncia correta e a compreensão das frases que parecem “enrolar” a nossa língua.

 Usar a linguagem visual como expressão.
 Usar a expressão verbal, a memória e a criação de um personagem com uma técnica tridimensional.

 Despertar a curiosidade e o interesse pela pesquisa, perceber o sentido e o significado das frases e se divertir com ambigüidade de algumas delas.
 Exercitar a leitura e a escrita.
 Trabalhar com o folclore, ampliando o repertório sobre as parlendas.
 Desenvolver a agilidade e o raciocínio.
1.3.JUSTIFICATIVA E BENEFÍCIOS:
Essa grandiosa festa cultural tem por nome “FOLKLORE”,e foi assim batizada pelo arqueólogo inglês Willian John Thomas, em carta publicada na revista The Atheneum, na edição de 22 de agosto de 1846. Nesse texto, Thomas interpreta o termo como saber popular. No Brasil, em 1965, por decreto do então Presidentre Humberto de Alencar Castelo Branco, o 22 de agosto foi escolhido para essa comemoração em homenagem à data de publicação da carta de John Thomas. O Folclore Brasileiro é considerado riquíssimo, pois é formado por variadas contribuições européias, africanas e indígenas. Entre elas, podemos citar a folia de reis, o bumba-meu-boi, o balaio, as cirandas, os fandangos, o pau-de-fita, e o pezinho, danças que foram trazidas pelos portugueses; as congadas e os maracatus, pelos africanos; e os caboclos, o caboclinho e o caipó, pelos índios. Os contos, as lendas, as histórias, os provérbios, os ditos populares, os mitos, as cantigas de rodas e as superstições são transmitidos oralmente, de pais para filhos, de avós para netos, de vizinhos para vizinhos... Como história do Uirapuru, da Vitória-Régia, da Iara, do Curupira, do Saci-Pererê, da Mula-sem-Cabeça, do Negrinho do Pastoreio, entre outas lendas. Texto: Izildinha Houch Micheski
1.4. ÁREA(S) DE ABRANGÊNCIA(S) PEDAGÓGICA(S)
Todas as disciplinas da Base Nacional Comum
1.5. PÚBLICO- ALVO
O projeto possibilita que os alunos realizem um trabalho coletivo, onde haja o envolvimento de todos, estimulando a integração, e a pesquisa em várias fontes tais como livros, revistas, jornais e até mesmo o saber que é passado de geração para geração, como as receitas, as simpatias, as tradições. Pois, todo o país, toda a cidade, todo o bairro e toda a família tem seu folclore e se mantêm ricas e encantam até hoje as crianças e os adultos. Por isso, discutir em sala de aula, quem são e o que representam os mais importantes personagens das lendas brasileiras, assim como músicas, brincadeiras e brinquedos, receitas, etc., estimula a curiosidade dos alunos e restabelece as tradições orais.
1.6. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES (período de execução)
De 24 a 28 de agosto de 2009.
1.7. MECANISMOS DE AVALIAÇÃO (qualitativa e quantitativa)
A avaliação será realizada durante todo o processo, pois dela dependem os passos seguintes e os ajustes, aproveitando as próprias situações de aprendizagem.
1.8 ATIVIDADES (ação do projeto)
As atividades serão desenvolvidas por cada professor em seu planejamento semanal .
ATIVIDADES SUGERIDAS:
Língua Portuguesa: Textos, grafia, interpretação, produção de textos...
Matemática: Receitas, quantidades, peso, medida ...
História e Geografia: Danças e tradições de diferentes regiões do país.
Artes: Produção de imagens, confecção de brinquedos, etc.
Música e movimento: Cantigas de roda, brincadeiras folclóricas...
1.9. CONCLUSÃO
Por ser este um tema rico em conteúdos e atividades a serem desenvolvidas possibilitando um bom rendimento no trabalho dos conteúdos acima citados, conclui-se que esse é um tema relevante para o desenvolvimento das habilidades e competências já anteriormente citadas




Cássia Regina dias de Souza
Orientadora pedagógica




“Todo conhecimento começa num sonho.
O conhecimento nada mais é que a aventura pelo mar desconhecido,
em busca da terra sonhada.
Mas sonhar é coisa que não ensina.
Brota das profundezas da terra.
Como mestre só posso então te pedir uma coisa:
Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
Rubem Alves

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MAIS UM PROJETO...



Dados do Responsável pelo Projeto
Nível de Coordenação: Alessandra Carvalho dos Santos
Nível de Execução : Cassia Regina Dias de Souza
Turma envolvida : Educação Infantil I
1. DADOS DO PROJETO
1.1. Titulo de projeto
VEM BRINCAR, QUE O CIRCO JÁ CHEGOU!
1.2. Objetivos do Projeto
Geral –
Levar os alunos a conhecer os profissionais e a magia do circo.
Específicos – Socializar.
Desenvolver a linguagem oral, a coordenação motora e a criatividade.
Desenvolver o gosto pela música.
Estimular a concentração e atenção.
Identificar cores e formas.
1.3 Justificativa e benefícios
Mostrar a importância dos profissionais do circo no nosso cotidiano pela alegria e beleza que nos traz, assim como os valores e os costumes dessa comunidade.
1.4 Área(s) pedagógica(s) de abrangência
Linguagem oral, psicomotricidade, musicalidade, movimento, atenção e concentração,corpo,cores e formas.
1.5. Caracterização do público-alvo
Alunos da Educação Infantil do C.C. Marechal Rondon
1.6. Cronograma de atividades (período de execução)
Semana de 09 a 13 de março de 2009
1.7. Mecanismos de avaliação (quantitativa e qualitativa)
A avaliação será feita através do envolvimento dos alunos ao participar das atividades desenvolvidas durante a semana.
1.8. Atividades (Ação do Projeto)
Serão desenvoldidas no decorrer da semana e anexadas.
1.9. Conclusão
Por ser este um tema rico em conteúdos e que possibilita um bom rendimento para trabalhar os conteúdos acima citados conclui-se que o tema é relevante para o desenvolvimento das habilidades e competências já anteriormente citadas.





segunda-feira, 10 de agosto de 2009

RECONSTRUINDO...




Olá amigos!!!
Como disse anteriormente, sem querer,
deletei as postagens do meu blog.
Isso me deixou muito triste, pois não tive como recuperá-las.
Então resolvi postar novamente os projetos que
realizei com os meus pequenos nesse primeiro semestre.






PROJETO EU E MEU CORPO

OBJETIVOS DO PROJETO:


Geral Reconhecer sua importância como indivíduo, resgatando valores que irão contribuir para aumentar sua autoestima.

Desenvolver a autoestima, a partir da análise de si mesmo e do outro com vistas a formação de hábitos plenos de cidadania.

Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo conhecendo seus limites, sua unidade e as sensações que ele produz.

Específicos Identificar as partes do corpo.

Identificar as partes do rosto.

Reconhecer e desenvolver os cinco sentidos(tato, visão,olfato, paladar e audição).

Reconhecer seu nome dentre os demais da sala.

Conhecer a história do seu nome.

Iidentificar dados pessoais da criança.

Valorizar hábitos higiênicos

Socializar.

Ampliar e enriquecer o vocabulário para interagir com o meio.

Desenvolver a linguagem oral, a coordenação motora e a criatividade.

Desenvolver o gosto pela música.

Estimular a concentração e atenção.

Identificar cores e formas.


JUSTIFICATIVA E BENEFÍCIOS

Hà tempos passasdos,a Pré-Escola e Creches eram vistas como um meio para deixar a criança em segurança para que os pais pudessem trabalhar, ou, como um local para brincar. Hoje sabemos a importância e o papel pedagógico, educativo, social desta fase da criança.

Pesquisas demonstram que quando a escola é um ambiente altamente estimulante, onde possam ter como se explorar, imitar, olhar, escutar, expressar-se através de sua fala e em contato com crianças da mesma faixa etária, tendo a professora como facilitadora e orientadora, as crianças na fase da Educação Infantil desenvolvem sua inteligência de forma surpreendente.

A nós educadores cabe propiciar atividades lúdicas e diversificadas criando ambientes educativos cada vez mais ricos e desafiadores. Fazendo assim, com que a criança conheça a sua história de vida e desenvolva valores e desenvolva a formação de hábitos plenos de cidadania.


"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drumond de Andrade )



ÁREAS PEDAGÓGICAS DE ABRANGÊNCIA

Linguagem oral, psicomotricidade, musicalidade, movimento, atenção e concentração,corpo,cores e formas.


CARACTERIZAÇÃO DO PÚBLICO ALVO

Alunos da Educação Infantil



PERÍODO DE EXECUÇÃO

Ano letivo de 2009.


MECANISMOS DE AVALIAÇÃO (QUALITATIVA E QUANTITATIVA)

A avaliação será feita através do envolvimento dos alunos ao participar das atividades desenvolvidas durante a semana.



ATIVIDADES (AÇÃO DO PROJETO)
Serão desenvoldidas no decorrer do ano e anexadas ao planejamento semanal.

CONCLUSÃO
Hoje a escola tem um fundamental papel de tornar cidadãos plenos e conscientes, o que torna fundamental o trabelho constante e ativo do educador, facilitando a formação de nossas crianças,visto que as mesmas são o fururo de nosso país.


"A criança ainda é a única esperança de amor e paz para esse mundo tão cheio de violência. Não podemos deixar que essa esperança se perca pelo egoísmo dos adultos. Vamos dar amor às crianças para que elas cresçam acreditando em nós com o brilho da felicidade no olhar."
Maria Stella de Almeida Moura - Vó Stella

domingo, 9 de agosto de 2009

PARABÉNS PAPAI ! ! ! !





Pai ®_____

Indivíduo que deixou sua herança genética para uma próxima geração.

Indicações:

Recomendado para filhos em busca de conselhos, carinho e exemplo de vida.

Posologia:

Sempre que houver saudade.

Contra-indicações:

Não existem contra-indicações





QUE FELICIDADE!!!

GANHEI UM SELINHO!!!!!!!
E quem me deu esse presente foi a TIA CATIA do CANTINHO DAS CRIAÇÕES
http://cantinhodascriacoes.blogspot.com/
ESSE CANTINHO É MUIIIITO MANEIRO!!!!!


As regras são:

1. FAZER REFERÊNCIA AO SELO E PUBLICÁ-LO;

2. DIVULGAR AS REGRAS;

3. PARTILHAR 5 COISAS QUE GOSTAMOS DE FAZER;

4. INDICAR 10 BLOGS PARA ENVIAR O SELO;

5. INFORMAR CADA UM DOS BLOGS.


5 COISAS QUE GOSTO:
MEU FILHO,
MINHAS CRIANCINHAS,
CANTAR,
DANÇAR E
LER UM BOM LIVRO

MINHAS INDICADAS:

http://inovandoaeducacao.blogspot.com/
http://oficinadecriatividade.blogspot.com/
http://educacaoparatodosrj.blogspot.com/
http://criandoecopiandosempre.blogspot.com/
http://cantinholudicodagre.blogspot.com/
http://zandrabss.blogspot.com/
http://patriciaeducadora.blogspot.com/
http://www.sillovinho.blogspot.com/
http://letramentoealfabetizacao@yahoo.com.br/