domingo, 13 de março de 2011

PLANO DE ATIVIDADES PARA O DIA DO CIRCO


TEMA: VEM BRINCAR QUE O CIRCO CHEGOU!!

PERÍODO: DE 14/O3/2011 A 18/03/2011

PÚBLICO ALVO: EDUCAÇÃO INFANTIL

INTRODUÇÃO


Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! E tem também palhaços, malabaristas, equilibristas, domadores, ilusionistas, trapezistas, globistas e ainda muitos animais. E é em 15 de março, e 27 de março aqui no Brasil o dia destinado àquele que é sinônimo de alegria. O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, dança cenografia e figurino apropriados que encantam a platéia; um espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também de muitos adultos.

OBJETIVO GERAL:
Desenvolver nas crianças, através de atividades lúdicas e pedagógicas, o desejo de conhecer e valorizar a arte circense.


OBJETIVO ESPECÍFICO:

-Socializar.

- Desenvolver a linguagem oral, a coordenação motora e a criatividade.

-Desenvolver o gosto pela música.

-Estimular a concentração e atenção.

-Identificar cores e formas.

-Desenvolver o gosto pelo circo;
- Despertar o gosto pela arte e pela música;
- Conhecer e valorizar os profissionais que trabalham no circo.
-Trabalhar e desenvolver a criatividade e a imaginação;
-Desenvolver a motricidade ampla e fina;
- Desenvolver e trabalhar o raciocínio e a atenção;
- Executar movimentos básicos associados ao ritmo;
-Manter o equilíbrio em diversas posições;
-Desenvolver e trabalhar noções de tamanho e quantidade.


-
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

ü Assistir o DVD do desenho Dumbo; Xuxa Circo

ü Conversa informal e questionamento sobre o desenho assistido e sobre o circo;

ü Relatar os nomes de animais e profissionais existentes no circo;

ü Músicas dramatizadas relacionadas ao circo/palhaço;

ü Confecções de máscaras, babadinho (babeiro), móbile, viseiras e nariz e óculos do palhaço;

ü Confecção de cartaz;

ü Grafismo;

ü Alinhavo, colagem, pintura com tintas;

ü História em seqüência;

ü Quebra cabeça do palhaço;

ü Historinhas, poemas e músicas sobre o circo ;

ü Jogos com figuras relacionadas ao tema;

ü Treinar cambalhotas com as crianças;

ü Esticar uma linha no chão e pedir para que as crianças andem com uma sombrinha se equilibrando pela corda bamba;

ü Com garrafas vazias e bolinhas, praticar malabarismo;

ü Imitar os animais do circo;

ü Ensaiar alguns números de mágica.

ü Construir com as crianças um ABC do Circo;

Exemplo APRESENTADOR
BAILARINA
CAVALOS
DOMADOR
ELEFANTE


Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.


"O circo é, antes de tudo, um espetáculo visual. O palhaço faz tudo seriamente. Ele não precisa falar e sim fazer graciosos trejeitos. Sua mímica ingênua sempre consegue fazer rir." (Leonid G. Engibarov)


ESTE PLANO DE ATIVIDADES FOI MONTADO PARTINDO DE PESQUISAS NA INTERNET, LIVROS E REVISTAS.

BOM TRABALHO

VIVA O CIRCO!!!!!!!



terça-feira, 8 de março de 2011

PARABÉNS A TODAS AS MULHERES!!!




OBA! OBA!
GANHEI MAIS UM SELINHO!
Esse selinho é um indicativo do reconhecimento ao trabalho elaborado por todas as blogueiras educadoras espalhadas pelo Brasil.
MINHAS INDICAÇÕES SÃO:
http://ler-com-prazer.blogspot.com/
http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/
http://sandra-barreto.blogspot.com/
http://cantinholudicodagre.blogspot.com/
http://alfabetizacaoecia.blogapot.com/




terça-feira, 1 de março de 2011

PLANO DE ATIVIDADES PARA O CARNAVAL


TEMA: ALEGRIA, ALEGRIA... CAIA NA FOLIA!


PERÍODO: DE 28/02 A 04/03/2011

PÚBLICO ALVO: EDUCAÇÃO INFANTIL AO 5 ANO DE ESCOLARIDADE

INTRODUÇÃO
Carnaval é uma festa típica e esperada por muitos. O Brasil é um pais rico em sua cultura, musica, dança, um pais alegre e que nos possibilita trazer à escola uma riqueza de diversidade. Como carnaval no Brasil é uma questão cultural utilizaremos esta data para explorar as danças típicas das regiões brasileiras.
Aproveitaremos também esta data para conscientizar as crianças sobre os perigos das drogas, como cigarro, álcool entre outros vícios.

OBJETIVO GERAL:
- Trazer a cultura brasileira para o âmbito escolar.

OBJETIVO ESPECÍFICO:
- Trabalhar os temas através da ludicidade, utilizando a música e dança;
- Explorar a criatividade utilizando materiais recicláveis;
- Despertar na criança a participação através do seu imaginário, sua criatividade, sua liberdade para galgar sua interação e descontração estimulando o seu processo de ensino aprendizagem.
- Desenvolver sua linguagem oral e escrita e seu raciocínio lógico, físico e motor.


SUGESTÕES:


ENGLOBANDO ASPECTOS EDUCATIVOS COMO DROGAS E RECICLAGEM

- Artes: Utilização de materiais recicláveis, confecção de enfeites para ornamentar a escola, confecção de instrumentos musicais, confecção de fantasias e máscaras, etc.

- Português: Linguagem Oral e/ou escrita pesquisas de marchinhas de carnaval, sambas de enredo antigos, criar poesias e músicas alusivos a data.

- Matemática: Trabalhando com números, fazer um levantamento de quantas escolas de samba e blocos há no município e transformar em gráficos, assim como o número de vitórias de cada um deles nos últimos anos.

- Geografia: Conhecendo as músicas, danças e comidas típicas das regiões brasileiras;

- Ciências: Conscientização dos cuidados com a saúde e com o corpo e os devidos cuidados que devem ser tomados como hidratação, boa alimentação, etc

- Educação Física: Desenvolvendo habilidades motoras com músicas e brincadeiras típicas da época;

AVALIAÇÃO:

A avaliação será continuada levando-se em conta a evolução, participação, atenção e envolvimento com as atividades do tema;

SUGESTÃO DE ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
-
conversa informal sobre o carnaval, valorizando-o como uma comemoração cultural e ressaltando a alegria e diversão d das pessoas;

-conversar sobre o cuidado que se deve ter nas ruas e estar sempre por perto dos responsáveis;

- trabalhar as marchinhas de carnaval, aproveitando para explorar assuntos que possam informar e interessar as crianças como:

-Mamãe eu quero: o uso prejudicial da chupeta e mamadeira depois de uma determinada idade.

Me dá um dinheiro aí: uso de bebidas, confusões e brigas;

Índio quer apito: brigas

atividades de pintura no papel e confecção de fantasias;

- confecção de máscaras;

-confecção de enfeites para a escola;

-confecção de instrumentos musicais para formar um bloco na escola;

-confecção de cartazes ilustrados com músicas de carnaval

CULMINÂNCIA

Festa de carnaval na escola com desfile de fantasias, baile de máscaras, desfile de blocos, etc.


ESTE PLANO DE ATIVIDADES FOI MONTADO PARTINDO DE PESQUISAS EM PROJETOS EM BLOGS DIVERSOS.


DATAS COMEMORATIVAS MÊS DE MARÇO


02 · Dia Nacional do Turismo . Dia da Oração
03 · Dia do Meteorologista
05 · Dia do Filatelista Brasileiro
07 · Dia do Fuzileiros Navais
08 · Dia Internacional da Mulher . Carnaval
10 · Dia do Telefone - Dia do Sogro
12 - Dia do Bibliotecário
14 · Dia do Vendedor de Livros· Dia Nacional da Poesia · Dia dos Animais - Dia do Vendedor de Livros - Dia Nacional da Poesia
15 · Dia Mundial do Consumidor - Dia da Escola - Dia Mundial do Desenhista -
19 · Dia de São José · Dia do Carpinteiro · Dia do Marceneiro – Dia do Artesão
20 · Início do outono. Dia do contador de Histórias
21 · Dia Universal do Teatro · Dia Internacional Contra a Discriminação Racial
22 . Dia Mundial da Água
23 · Dia Mundial da Meteorologia
26 · Dia do Cacau
27 · Dia do Circo
28 · Dia do Diagramador ·

30 . Dia Mundial da Juventude
31 · Dia da Integração Nacional · Dia da Saúde e Nutrição
31 . Aniversário do Golpe Militar - 1964