sábado, 15 de agosto de 2009

PROJETO FOLCLORE




DADOS DO RESPONSÁVEL PELO PROJETO
NÍVEL DE COORDENAÇÃO:

Cássia Regina Dias de Souza
NÍVEL DE EXECUÇÃO: Professores da E.M. Hilka Peçanha
TURMAS ENVOLVIDAS:
Educação Infanti Ensino Fundamental
1.DADOS DO PROJETO 1.1.TÍTULO DO PROJETO:
Você sabe o que é folclore?
1.2. OBJETIVOS DO PROJETO: GERAL:
Despertar e estimular o prazer pela cultura popular, valorizando as manifestações folclóricas , valorizando a diversidade cultural das várias regiões do Brasil.
ESPECÍFICO:
Estimular as brincadeiras lúdicas com as crianças.
 Ampliar a linguagem oral.

 Favorecer a construção da escrita
 Desenvolver o gosto pela música, pela dança e por ouvir histórias.

 Promover o interesse por manifestações artísticas.
 Desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio.

 Estimular o raciocínio

 Desenvolver o interesse pela pronuncia correta e a compreensão das frases que parecem “enrolar” a nossa língua.

 Usar a linguagem visual como expressão.
 Usar a expressão verbal, a memória e a criação de um personagem com uma técnica tridimensional.

 Despertar a curiosidade e o interesse pela pesquisa, perceber o sentido e o significado das frases e se divertir com ambigüidade de algumas delas.
 Exercitar a leitura e a escrita.
 Trabalhar com o folclore, ampliando o repertório sobre as parlendas.
 Desenvolver a agilidade e o raciocínio.
1.3.JUSTIFICATIVA E BENEFÍCIOS:
Essa grandiosa festa cultural tem por nome “FOLKLORE”,e foi assim batizada pelo arqueólogo inglês Willian John Thomas, em carta publicada na revista The Atheneum, na edição de 22 de agosto de 1846. Nesse texto, Thomas interpreta o termo como saber popular. No Brasil, em 1965, por decreto do então Presidentre Humberto de Alencar Castelo Branco, o 22 de agosto foi escolhido para essa comemoração em homenagem à data de publicação da carta de John Thomas. O Folclore Brasileiro é considerado riquíssimo, pois é formado por variadas contribuições européias, africanas e indígenas. Entre elas, podemos citar a folia de reis, o bumba-meu-boi, o balaio, as cirandas, os fandangos, o pau-de-fita, e o pezinho, danças que foram trazidas pelos portugueses; as congadas e os maracatus, pelos africanos; e os caboclos, o caboclinho e o caipó, pelos índios. Os contos, as lendas, as histórias, os provérbios, os ditos populares, os mitos, as cantigas de rodas e as superstições são transmitidos oralmente, de pais para filhos, de avós para netos, de vizinhos para vizinhos... Como história do Uirapuru, da Vitória-Régia, da Iara, do Curupira, do Saci-Pererê, da Mula-sem-Cabeça, do Negrinho do Pastoreio, entre outas lendas. Texto: Izildinha Houch Micheski
1.4. ÁREA(S) DE ABRANGÊNCIA(S) PEDAGÓGICA(S)
Todas as disciplinas da Base Nacional Comum
1.5. PÚBLICO- ALVO
O projeto possibilita que os alunos realizem um trabalho coletivo, onde haja o envolvimento de todos, estimulando a integração, e a pesquisa em várias fontes tais como livros, revistas, jornais e até mesmo o saber que é passado de geração para geração, como as receitas, as simpatias, as tradições. Pois, todo o país, toda a cidade, todo o bairro e toda a família tem seu folclore e se mantêm ricas e encantam até hoje as crianças e os adultos. Por isso, discutir em sala de aula, quem são e o que representam os mais importantes personagens das lendas brasileiras, assim como músicas, brincadeiras e brinquedos, receitas, etc., estimula a curiosidade dos alunos e restabelece as tradições orais.
1.6. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES (período de execução)
De 24 a 28 de agosto de 2009.
1.7. MECANISMOS DE AVALIAÇÃO (qualitativa e quantitativa)
A avaliação será realizada durante todo o processo, pois dela dependem os passos seguintes e os ajustes, aproveitando as próprias situações de aprendizagem.
1.8 ATIVIDADES (ação do projeto)
As atividades serão desenvolvidas por cada professor em seu planejamento semanal .
ATIVIDADES SUGERIDAS:
Língua Portuguesa: Textos, grafia, interpretação, produção de textos...
Matemática: Receitas, quantidades, peso, medida ...
História e Geografia: Danças e tradições de diferentes regiões do país.
Artes: Produção de imagens, confecção de brinquedos, etc.
Música e movimento: Cantigas de roda, brincadeiras folclóricas...
1.9. CONCLUSÃO
Por ser este um tema rico em conteúdos e atividades a serem desenvolvidas possibilitando um bom rendimento no trabalho dos conteúdos acima citados, conclui-se que esse é um tema relevante para o desenvolvimento das habilidades e competências já anteriormente citadas




Cássia Regina dias de Souza
Orientadora pedagógica




“Todo conhecimento começa num sonho.
O conhecimento nada mais é que a aventura pelo mar desconhecido,
em busca da terra sonhada.
Mas sonhar é coisa que não ensina.
Brota das profundezas da terra.
Como mestre só posso então te pedir uma coisa:
Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.
Rubem Alves

4 comentários:

  1. Cassia Regina, tem presentinho lá no meu cantinho pra vc.è o meu Award,como forma de provação completa do seu bloguinho.Beijos e a paz!

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  2. é o primeiro blog que tenho vontade de escrever, tá uma graça adoreiii.

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  3. COMO ACESSO OS PASSOS DO PROJETO?

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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