quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

COMEÇANDO AS AULAS

Como o início das aulas está bem pertinho, andei pesquisando pela internet em alguns blogs e sites material para montar um plano de atividades para a primeira semana de aula para auxiliar as professoras das escolas que faço a orientação pedagógica. Pesquisei, pesquisei e então, agora estou postando para compartilhar com quem estiver precisando de ideias para essa semana que é tão importante para o nosso trabalho, pois se prepararmos com carinho e dedicação, certamente ganharemos os coraçõezinhos dos pequenos.



PLANO DE ATIVIDADES PARA O INÍCIO DAS AULAS

EDUCAÇÃO INFANTIL -2011

O início das aulas é um período onde se torna necessário muita atenção, cuidado e dedicação dos educadores, pois recebemos crianças oriundas de várias comunidades: algumas já trazem vivência de creche, algumas de outras unidades de ensino, outro município, etc. E por isso, devemos nos preocupar em tornar a primeira semana de aula em um momento especial para que os pequeninos se sintam num ambiente prazeroso e acolhedor.

Objetivos:

ü Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;

ü Despertar o gosto pela escola e pela freqüência as aulas;

ü Promover atividades lúdicas de conhecimento das dependências e pessoas que trabalham na escola;

ü Conhecer os direitos e deveres de alunos, professores e demais funcionários da escola.

ü Adaptar a criança ao ambiente escolar.


ATIV
IDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRIMEIRA SEMANA

ü Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.

ü Conhecendo a Sala de aula, a professora e os colegas.

ü Confecção do crachá de identificação dos alunos.

ü Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca.

ü Aprendendo as músicas da rotina.

ü Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.

ü Conhecendo a escola: o banheiro, o refeitório e a direção.

ü Aprendendo as músicas da ro

tina.

ü Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade;

Planejamento do dia.

ü Brincadeira do chapéu para fixação do nome dos alunos.

ü Conversa sobre a escola, suas dependências e funções.

ü Conhecendo a escola: o pátio, o parquinho e a sala de jogos.

ü Roda de Leitura: Sugestão – Pinóquio

ü Visita às dependências da Escola.

ü Conversa sobre a visita à Escola, sobre os funcionários ...

ü Músicas diversificadas.

ü Roda de Leitura: Uma poesia sobre a escola

ü Trabalhando a palavra ESCOLA (identificação e letra inicia - para o pré III somente ).

ü Pintura com giz de cera no relevo da Escola e colagem das janelas.

ü Dobradura da escola.

Avaliação do dia e preparação par a a saída. ( Na medida de possível adaptação das crianças, deverá ser feita todos os dias.)

BOM TRABALHO!!!

Um comentário:

  1. Ameeeeei o seu blog e já estou te seguindo! Parabéns! Também tenho um blog e o seu é uma ótima referência...
    Emanuela.
    Passa no meu e me faz uma visita, ok? Beijos!
    http://pedagogiaeduca2011.blogspot.com/

    ResponderExcluir