PLANO DE ATIVIDADES PARA O INÍCIO DAS AULAS
EDUCAÇÃO INFANTIL -2011
O início das aulas é um período onde se torna necessário muita atenção, cuidado e dedicação dos educadores, pois recebemos crianças oriundas de várias comunidades: algumas já trazem vivência de creche, algumas de outras unidades de ensino, outro município, etc. E por isso, devemos nos preocupar em tornar a primeira semana de aula em um momento especial para que os pequeninos se sintam num ambiente prazeroso e acolhedor.
Objetivos:
ü Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
ü Despertar o gosto pela escola e pela freqüência as aulas;
ü Promover atividades lúdicas de conhecimento das dependências e pessoas que trabalham na escola;
ü Conhecer os direitos e deveres de alunos, professores e demais funcionários da escola.
ü Adaptar a criança ao ambiente escolar.
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRIMEIRA SEMANA
ü Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.
ü Conhecendo a Sala de aula, a professora e os colegas.
ü Confecção do crachá de identificação dos alunos.
ü Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca.
ü Aprendendo as músicas da rotina.
ü Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.
ü Conhecendo a escola: o banheiro, o refeitório e a direção.
ü Aprendendo as músicas da ro
tina.
ü Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade;
Planejamento do dia.
ü Brincadeira do chapéu para fixação do nome dos alunos.
ü Conversa sobre a escola, suas dependências e funções.
ü Conhecendo a escola: o pátio, o parquinho e a sala de jogos.
ü Roda de Leitura: Sugestão – Pinóquio
ü Visita às dependências da Escola.
ü Conversa sobre a visita à Escola, sobre os funcionários ...
ü Músicas diversificadas.
ü Roda de Leitura: Uma poesia sobre a escola
ü Trabalhando a palavra ESCOLA (identificação e letra inicia - para o pré III somente ).
ü Pintura com giz de cera no relevo da Escola e colagem das janelas.
ü Dobradura da escola.
Avaliação do dia e preparação par a a saída. ( Na medida de possível adaptação das crianças, deverá ser feita todos os dias.)
Ameeeeei o seu blog e já estou te seguindo! Parabéns! Também tenho um blog e o seu é uma ótima referência...
ResponderExcluirEmanuela.
Passa no meu e me faz uma visita, ok? Beijos!
http://pedagogiaeduca2011.blogspot.com/
amei! obrigada pela contribuição
ResponderExcluirExcelente conteúdo para enviar à escola zona norte sp, sempre me ajudam com os posts
ResponderExcluir