domingo, 13 de março de 2011

PLANO DE ATIVIDADES PARA O DIA DO CIRCO


TEMA: VEM BRINCAR QUE O CIRCO CHEGOU!!

PERÍODO: DE 14/O3/2011 A 18/03/2011

PÚBLICO ALVO: EDUCAÇÃO INFANTIL

INTRODUÇÃO


Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! E tem também palhaços, malabaristas, equilibristas, domadores, ilusionistas, trapezistas, globistas e ainda muitos animais. E é em 15 de março, e 27 de março aqui no Brasil o dia destinado àquele que é sinônimo de alegria. O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, dança cenografia e figurino apropriados que encantam a platéia; um espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também de muitos adultos.

OBJETIVO GERAL:
Desenvolver nas crianças, através de atividades lúdicas e pedagógicas, o desejo de conhecer e valorizar a arte circense.


OBJETIVO ESPECÍFICO:

-Socializar.

- Desenvolver a linguagem oral, a coordenação motora e a criatividade.

-Desenvolver o gosto pela música.

-Estimular a concentração e atenção.

-Identificar cores e formas.

-Desenvolver o gosto pelo circo;
- Despertar o gosto pela arte e pela música;
- Conhecer e valorizar os profissionais que trabalham no circo.
-Trabalhar e desenvolver a criatividade e a imaginação;
-Desenvolver a motricidade ampla e fina;
- Desenvolver e trabalhar o raciocínio e a atenção;
- Executar movimentos básicos associados ao ritmo;
-Manter o equilíbrio em diversas posições;
-Desenvolver e trabalhar noções de tamanho e quantidade.


-
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

ü Assistir o DVD do desenho Dumbo; Xuxa Circo

ü Conversa informal e questionamento sobre o desenho assistido e sobre o circo;

ü Relatar os nomes de animais e profissionais existentes no circo;

ü Músicas dramatizadas relacionadas ao circo/palhaço;

ü Confecções de máscaras, babadinho (babeiro), móbile, viseiras e nariz e óculos do palhaço;

ü Confecção de cartaz;

ü Grafismo;

ü Alinhavo, colagem, pintura com tintas;

ü História em seqüência;

ü Quebra cabeça do palhaço;

ü Historinhas, poemas e músicas sobre o circo ;

ü Jogos com figuras relacionadas ao tema;

ü Treinar cambalhotas com as crianças;

ü Esticar uma linha no chão e pedir para que as crianças andem com uma sombrinha se equilibrando pela corda bamba;

ü Com garrafas vazias e bolinhas, praticar malabarismo;

ü Imitar os animais do circo;

ü Ensaiar alguns números de mágica.

ü Construir com as crianças um ABC do Circo;

Exemplo APRESENTADOR
BAILARINA
CAVALOS
DOMADOR
ELEFANTE


Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.


"O circo é, antes de tudo, um espetáculo visual. O palhaço faz tudo seriamente. Ele não precisa falar e sim fazer graciosos trejeitos. Sua mímica ingênua sempre consegue fazer rir." (Leonid G. Engibarov)


ESTE PLANO DE ATIVIDADES FOI MONTADO PARTINDO DE PESQUISAS NA INTERNET, LIVROS E REVISTAS.

BOM TRABALHO

VIVA O CIRCO!!!!!!!



4 comentários: